quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A voltar ao que era :D

E finalmente as coisas começam a compor-se como antes.

Primeiro vamos à minha aula de RPM ontem às 7:30h da manhã... oh meu deus, adorei completamente. Eu já conhecia as aulas de cycling do R. mas aquilo é outro nível em termos diversão, dificuldade das aulas, comodidade nas bicicletas... enfim, tudo e mais alguma coisa que me fez escorrer suor desde que lá entrei até que saí. Tinha tantas saudades de treinar que vocês não imaginam! Hoje não fui porque houve greve de metro e não ía conseguir chegar ao Colombo sem ter de apanhar uns três autocarros. E tinha pensado estar lá a manhã toda e ir logo depois para a faculdade. Eu estou super entusiasmada com o Solinca, por isso eu só quero é ir para lá e fazer todas as aulas e mais algumas, experimentar tudo! (Só que também não tenho horário para isso).
 
Quanto à alimentação: check, check, check! Tudo certinho! Tem sido mais fácil porque não tenho tido sequer tentações aqui em casa da minha avó. Não tenho pão que não seja o pão do meu irmão, não há manteiga (o meu irmão não gosta, nem a minha avó, sendo assim, eu também dispenso), não há manteiga de amendoim, doces, iogurtes (só há gregos, claro), a minha avó não vai fazer doces porque eu já lhe pedi... e sou eu que tenho preparado todas as minhas refeições e tenho levado o almoço para a faculdade. Assim poupo dinheiro e não caio em tentações. Os lanches também levo na mala: barrinhas Atkins (das pequenas) e depois quando chego a casa, uma hora antes do jantar, como um queijinho fresco ou meia maçã com queijo cottage e canela). Hoje quase que comi um pão de deus ao lanche quando as minhas amigas comeram um croissant cada uma, mas resisti porque hoje de manhã tinha começado a escrever este post toda orgulhosa de mim. Fui à máquina e tirei uma barrinha de cereais e maçã :D Agora que voltei ao ginásio, não sou capaz de estragar a dieta, não mesmo!
 
Sendo assim, e para voltar aos bons velhos tempos em grende, segue o menú de hoje:
 
Pequeno-almoço:
 
 
Iogurte grego com proteína de chocolate e canela em pó + 1/2 banana. Ainda lhe juntei uma colher de sopa de aveia integral.
 
Estes gregos não são os fage 0%, são outros que também se vendem no El Corte Inglês, mas também são muito bons nutricionalmente. E são mais baratos.
 

E o meu pequeno-almoço não estava completo sem o meu café e as vitaminas.
 
Almoço:
 

 
 Salteado de peito de frango, cebola, espargos, pimentos, milho, tomate cherry e cogumelos. Sim, no carbs!
 
Lanche 1: Barra de cereais e maçã.
 
Lanche 2: Um pêssego e duas tostinhas com queijo cottage
 
Jantar: Sopa de legumes e gelatina de ananás para a sobremesa.
 
E agora vou descansar que esta rotina ainda me é estranha e sinto-me mesmo cansada, apesar de hoje não ter treinado (grrr). Amanhã há RPM à hora de almoçooo! :D
 
Beijinhos!

sábado, 22 de setembro de 2012

As novidades

Estou de volta, depois de uma semana de praxes muuuito intensa, como sempre. Como é óbvio, eu não consegui controlar a minha alimentação nestes dias (nem a bebida, cof cof :P), mas a verdade é que também não fiz muito por isso. Devia, por não ter ido ao ginásio dia nenhum, mas eu já sabia para o que ía. Não é que tenha comido muito, mas o que comia não era propriamente o mais saudável.
 
Então, passemos ao título do post... as novidades! Estou a viver em Lisboa com o meu irmão em casa da minha avó. Como estudamos os dois na mesma faculdade e os passes  Setúbal-Lisboa de comboio são para lá de caros, a única opção foi mesmo mudar-me para lá. A casa da minha avó e a minha faculdade ficam precisamente a uma hora de distância de autocarro, mas é o que se arranja.
 
Eu confesso que fiquei muito contente no princípio, mas durante a semana comecei a duvidar seriamente se me ia habituar a esta nova vida. O facto de não me estar a alimentar bem e alguns problemas pessoais que surgiram, deixaram-me um bocadinho nervosa e desiludida comigo. Houve dias em que comi fast-food ao almoço e ao jantar. Eu sei que disse a mim mesma que era só esta semana (e é mesmo!), mas agora que vejo o que fiz... sinto-me culpada. E a minha avó sempre a fazer bolos para o pequeno-almoço... ela é uma avó fantástica, mas por muito que eu lhe diga que não quero comer bolos e que isso já não faz parte da minha alimentação, ela faz. E eu sinto-me mal de deixar as coisas estragarem-se. Mas talvez assim ela perceba que eu não quero mesmo.
 
A juntar a tudo isto, o que mais me preocupava era a "busca" por um novo ginásio em Lisboa. Eu tenho muita pena de deixar o meu ginásio, onde já conheço as pessoas e onde me sinto bem a treinar, mas para matar saudades, aos fins-de-semana, vou treinar musculação a sério com o meu pai! Sim, porque... o meu novo ginásio não é bem para a malta do ferro. Penso eu!




Pois é, o meu novo ginásio é o Solinca do Colombo!
 
Eu fui conhecer o Solinca na Sexta-feira à tarde e fiquei simplesmente encantada. É claro que dá 10 a 0 em tudo ao meu ginásio de Setúbal . O meu instrutor de cycling dá aulas de RPM e Body pump lá, e foi por isso que fui falar com ele para me informar.
 
Como tenho aulas à tarde, só vou poder treinar de manhã e à hora de almoço, mas isso não é problema porque há aulas desde as 7:30h, o que não acontecia no meu ginásio de Setúbal, obviamente. E eu não me importo nada de treinar de manhã, aliás, é a altura do dia que mais gosto. Aquilo é outro mundo, mesmo. E posso utilizar a piscina quando quiser! Oh meu deus, eu queria tanto fazer piscina porque adoro nadar! E os balneários daquilo? Só os balneários são do tamanho do meu ginásio de Setúbal lol. E há aulas que eu nunca tinha ouvido falar... vivo mesmo na província :P Já para não falar da tecnologia das máquinas... levo o ipod ou o iphone e ligo com o usb para ouvir as minhas músicas e até mesmo jogar. Eu fiquei encantada, já deu para perceber certo?
Começo na terça-feira, às 7:30h da manhã com uma aula de RPM. Nunca fiz RPM, naquelas bicicletas todas xpto... mal posso esperar! Estou um bocado nervosa porque não conheço ninguém, nem sei ainda como as coisas funcionam por lá, mas o meu instrutor já me descansou porque sempre que tiver alguma dúvida é só perguntar-lhe. Ah, e finalmente, vou fazer uma avaliação física. Vou marcá-la na terça-feira.
 
A próxima semana é para voltar em grande aos treinos. Sim, porque estou completamente enferrujada e a ficar mesmo maluca por não ter treinado uma semana inteira. Em relação à alimentação já está tudo tratado. Vou levar a minha comida pronta para casa da minha avó e vou comprar por lá as coisinhas para os meus lanches e pequenos-almoços. Iogurtes fage, oláá! :P (Vou poder ir ao El Corte todas as semanas comprá-los!).
 
Vou levantar a cabeça, buscar inspiração e motivação em tudo o que conseguir e concentrar-me em mim, e só em mim (e em algumas pessoas que ainda valem a pena...). Sobretudo, não me deixar refugiar na comida. Sim, porque apesar de tentar negar, é isso que tem estado a acontecer, de certa forma. E eu não vou deixar que isso aconteça outra vez. Tropecei, caí e já me estou a levantar, como sempre fiz e sempe vou fazer! Como dizem as bloggers brasileiras, Simboraaa!
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Últimas refeições

E aqui ficam algumas das refeições que tenho andado a fazer.

 
Pão integral com fiambre e requeijão, frutinha e leite.
 
 
Almoço: Peito de frango grelhado, ovo, tomate e feijão verde.
 
 
Geladinhos de fruta do Nosolo Italia (kiwi e framboesa). Neste dia eu e a F. andámos imenso, fizemos uma espécie de roteiro turístico por Lisboa.
 
 
 Jantar: Salada do Vitaminas com almôndegas de soja, ovo, tomate, ananás e azeitonas e temperado com molho de iogurte.
 
 
Lanche: Panqueca de clara de ovo com manteiga de amendoim, banana e framboesas. Este foi capaz de ter sido o meu lanche pré-treino preferido até agora. A panqueca é simplesmente feita com clara de ovo e canela. Depois é só ir à frigideira anti-aderente e voilá, bonitinha! :D
 
 
Outra vez... peitos de frango com cebola (tudo grelhado sem gordura nenhuma), tomate, alface e espinafres. Confesso que já ando um pouco enjoada dos meus almoços... mas tem de ser!
 
 
 
Mas nunca me enjoo dos lanches, estou sempre a inventar (E depois queixo-me)! Panqueca com quantidades astronómicas de iogurte grego "não magro", doce de frutos silvestres e canela.
 
 
Um lanchinho pré-treino mais light. Geralmente como sempre duas ou três bolachas de arroz, umas com fiambre de perú, outras com queijo light e outra com manteiga de amendoim... ups. É conforme me apetece.
 
 
 A minha nova proteína com sabor a chocolate, oh meus deus, tão booom! :D
 
 
Calma, este pequeno-almoço não foi para mim. Pequeno-almoço pré-treino que fiz para o meu irmão: Duas torradas de pão integral com duas omeletes de clara, fiambre de perú, requeijão, banana com canela e batido de whey de chocolate. Ai queres crescer, então toma lá! Sou um bocado exagerada, já deu para perceber... mas eu gosto de alimentar as pessoas cá de casa :D
 
 
O meu pequeno-almoço de hoje, que só podia ser papas de aveia com whey de chocolate!! Testado e aprovado, vou fazer isto taaantas vezes!
 
Os jantares vocês já sabem: sopa e mais qualquer coisinha. Ontem não havia proteínas para acompanhar e comi uma fatia de pão. Pimba, estraguei logo tudo. 
 
E isto são só alguns exemplos, por acaso não tirei foto a nenhum dos meus lanches com pão, mas têm sido muitos. Lanches e não só. Tenho mesmo de melhorar nesse aspecto, não percebo, antes nem me lembrava que existia pão em casa... foca-te rapariga, foca-teee! 
 
Mas para a próxima semana isto vai mudar... e muito. Tenho algumas novidades, mas isso é assunto para o próximo post.
 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alimentação, treinos da semana e futuras mudanças

Ena pá, as saudades que eu já tinha do meu blog (e dos vossos)!

Desapareci durante uma semana mas foi mesmo impossível ter tempo para me sentar e escrever um post com pés e cabeça sobre tudo. E quanto mais tempo deixava passar, mais preguiça tinha. Mas como é que eu meto tudo num post? Alimentação, treinos, planos, faculdade... logo, vai ter de ser dividido!

Para já, falo-vos da alimentação, que vai mudar um bocadinho. Eu ando a comer muitos hidratos de carbono. Se antes era precisamente o contrário, agora até sonho com eles. O pequeno-almoço tem sido as papas de aveia com fruta, pão torrado com manteiga ou requeijão, ou então iogurte com aveia ou cereais integrais. Tentei elaborar um plano para esta semana que passou, cumpri-o maioritariamente. Os erros foram apenas ao pequeno-almoço e aos lanches. De resto, nos almoços fui certinha: proteínas, porção pequena de hidratos e vegetais. O jantar, ou era sopa (que deixei preparada para a semana toda e congelei) ou salada. Consegui resistir duas vezes quando fui jantar com uma amiga minha e ela comeu McDonalds e eu optei por uma saladinha do Vitaminas (amo para todo o sempre o Vitaminas :D) e quando saímos do ginásio e fui com os meus pais e o meu irmão a um restaurante de pizzas. Eles comeram pizza e eu escolhi uma salada. Nem pensar que ia deitar tudo a perder por causa de uma pizza. O meu esforço todo durante a semana não vale três ou quatro fatias de pizza. Há apenas um dia da semana que eu deixo para comer, numa refeição apenas, aquilo com que ando a sonhar a semana toda. Não há excepções, ponto final. Ontem foi massa de camarão e delícias do mar com molho de tomate e natas (poucas) que a minha mãe fez e estava simplesmente divinal.
 
Então no que é que eu estou a errar propriamente? Como demais ao pequeno-almoço, sei que sim, mas depois de tantas horas em jejum, tenho mesmo muita fome, e não resisto a juntar um pouco de iogurte grego (não dos fage, porque esses já acabaram) às papas de aveia ou então a comer uma fatia de pão com manteiga magra a seguir só porque até nem vai fazer mal. Ai vai vai, se depois ao lanche, antes de treinar, comer outras duas fatias de pão. Tudo bem que é integral, mas não pode ser desculpa. É integral e eu preciso de hidratos, mas não tantos. Porque depois o que eu vou estar a queimar no ginásio são esses hidratos e não a gordura que já cá está.
Portanto, a próxima semana é para melhorar nesse aspecto. Já tenho umas ideias do que podem ser os meus lanches e pequenos-almoços com menos hidratos (atenção que não os vou reduzir por completo, apenas retirar um pouco, porque eu sei que passo bem com menos hidratos, isto é apenas vicio e vontade de comer!).
 
Mas... apesar de todos estes erros acho que emagreci porque voltei a vestir a saia do traje que tinha vestido há uma semana atrás e a saia estava mais larga. E não foi impressão minha, fui mostrá-la à minha mãe e a saia rodava facilmente nas minhas ancas. Oh meu deus, que sensação tão boa. Eu esforcei-me muito no ginásio esta semana e muito para compensar as asneiras que cometia. Eu calculei aproximadamente, após pesquisar um bocadinho, o meu gasto calórico diário tendo em conta o meu nivel de actividade fisica, idade, peso... e reduzi 500 calorias, calorias essas que tentei queimar no ginásio, todos os dias. Ora, seis dias por semana dá um gasto de 3000 calorias, quase meio quilo. E deve ter sido mesmo isso que perdi. Eu não me pesei na balança porque estou na semana do período e isso altera tudo e para além disso a minha balança não é digital, é das antigas e não está já grande coisa. Isto para dizer que apesar de comer o pão ao lanche e os iogurtes gregos "não magros" cheios de gordura, eu tinha atenção para não ultrapassar a quantidade de calorias necessárias. Mas o problema está no facto de andar a comer menos proteínas e isso não me ajuda na musculação. Eu tenho de alimentar os meus músculos. Outra coisa que agravou esse facto foi a minha proteína ter acabado e só vou buscar mais na terça-feira. E encomendei um sabor novo... chocolate!! oh yeah, bolinhos de proteína de chocolate todos os dias ao lanche! :D
 
Bem, para terminar o post e não ficar maior do que já está vou só deixar os meus treinos da semana passada:
 
Segunda: Musculação bicep e tricep + aula de 50 min cycling
Terça: Musculação Pernas + 30 min cardio HIIT na passadeira
Quarta: Caminhada 1:15h (de manhã, com a I.) + Musculação costas e ombro + 1h cardio na passadeira (à tarde)
Quinta: Musculação bicep e tricep + 30 min cardio na eliptica
Sexta: Musculação Pernas + 30 min cardio HIIT na passadeira
Sábado: Musculação bicep e tricep + ombro (de manhã) + corrida 5 km (à tarde)
Domingo: Off
 
Acho que nunca tive uma semana tão boa e tão certinha de treinos. Só me baldei a treinar peito, mas de resto estou mega empenhada em tonificar estas costas e crescer este ombro! Quero tanto ter uns braços e ombros defenidos...! Ah e nas corridas também me baldei, só corri no sábado porque não tive mais oportunidades.
 
No próximo post eu explico os meus planos para a próxima semana e como vai ser daqui para a frente com os treinos porque vou começar as aulas da faculdade dia 17 de Setembro e os horários de treino vão ser todos alterados. Aproveito e mostro também algumas das minhas refeições da semana passada.
 
Na semana de 17 talvez não vá conseguir ir ao ginásio (Oh meu deus, o pânico!!) porque tenho caloirinhos para praxar a semana toda :P Ah, e o meu irmão entrou na faculdade, na minha faculdade! Estou super feliz por ele :D E vai ficar bem pertinho da mana.

Vou actualizar-me nos vossos blogs que tenho muito que ler! Beijinhos e boa semana :D

sábado, 1 de setembro de 2012

12 km. Setembro a começar em grande!

Comecei Setembro cedinho e com 12 km nas pernas!
 
Inicialmente, eu ia para fazer 10 km, mas decidi que ia descer a cidade até à baixa e ir correr até à praia, no parque urbano. Yup, é as duas coisas, praia e parque lol. Apetecia-me correr a ver o mar e o dia estava lindo.
No meio dos mil pensamentos que uma pessoa tem enquanto vai a correr, comecei a fazer contas de cabeça, a calcular km e a ver que ia acabar por fazer mais do que 10 km, e para sorte a minha, o percurso de volta para minha casa é a subir. Os últimos 2 km eu vim só a rogar pragas a mim própria por ter tido esta brilhante ideia. E os joelhos estavam a queixar-se muito!
Outra coisa: Bebedouros, nesta cidade, não há! Quer dizer, haver até há, mas não servem o seu propósito porque águinha que é bom, nem vê-la. Enfim, só pude mesmo beber no Parque Urbano, quando já tinha 7 km feitos. Fui acabar a corrida no parque onde costumo correr os meus 5 km (aproveitei e bebi água, porque aí sim, há bebedouros com água!) e tirei a foto da praxe:
 
 
Pézinhos e perninhas muito cansados e ansiosos por chegar a casa, mas de uma pessoa muito orgulhosa por mais uma meta alcançada! :)
 
 
Corrida 1 de Setembro (Sábado):
 
Distância: 12.03 km
Tempo: 01:14:31 h
             6:12 min/km

O tempo não foi grande coisa, mas como eu já disse, os últimos 2 km foram sofridos e também parei algumas vezes para atravessar estradas e tudo mais. Mas o objectivo também era desfrutar... a passinho confortável :)
 
Para o meu pequeno-almoço eu fiz duas torradas de pão de centeio com manteiga magra, três figos e um café.
 
 
Quanto à paparoca e exercício de ontem:

Pequeno-almoço:

 
 Torradas de pão de soja (delicioso!), frutinha e café.
 
Almoço:
 
 
 Omelete (3 claras, 1 gema) de tomate, fiambre e cebolinho.


Parti ao meio, besuntei com queijo cottage (outra delícia!) e acompanhei com feijão verde.
 
Lanche: Iogurte grego com canela e uma colher de sopa de cereais + um café.
 
Jantar: Sopa e fruta (um pêssego)
 
Treino: Musculação Costas e Ombro (ando preguiçosa para fazer peito, odeio!)
             + 45 min cardio (20 min elíptica e 25 min passadeira)
 
É tudo minha gente, tenham um bom fim-de-semana! E venha de lá Setembro, esse mês lindo! :D