quinta-feira, 14 de março de 2013

A importância das proteínas e as claras de ovo de pacote

Não foi há muito tempo atrás que eu comecei a perceber a importância das proteínas na minha alimentação e na de qualquer pessoa que queira ter massa magra/muscular de boa qualidade. Porque são as proteínas que "alimentam" os nosso músculos. É certo que também os hidratos têm um papel nisso, assim como as gorduras boas também são importantes. Devemos inserir os três, e ingeri-los na quantidade mais indicada aos objectivos de cada um. Confesso que este assunto já m foi compleamente desconhecido e eu pura e simplesmente olhava para as caorias dos alimentos e guiava-me por aí. E como já sabemos as calorias não são tudo. Hoje tenho em atenção as calorias e os macronutrientes, ou seja, as proteínas, os hidratos e as gorduras de cada alimento.
 
Já fui muito criticada quanto ao facto de tentar controlar os hidratos que como mas o que é certo é que eu continuo a ter atenção aos hidratos que como e sei que, para mim, funciona reduzi-los um pouco. Como-os, mas em função do meu horário de treino ou quando sei que preciso de mais energia. Sei que não são os hidratos que engordam, mas sim o número de calorias em excesso que ingerimos e que o corpo no dia-a-dia não consegue queimar. Mas como o que eu quer é queimar a gordura que já está cá, e manter, para já, a massa muscular (porque é quase impossivel fazer as duas coisas ao mesmo tempo, perder massa gorda e ganhar massa muscular), reduzo um pouco os hidratos "obrigar" mais o corpo a ir buscar energia às reservas de gordura.
 
Isto é o porquê de eu ter em atenção os hidratos e sei que funciona comigo porque já fiz o teste algumas vezes e sim, resultou e vi diferenças.
 
Portanto, em todas as refeições que faço, eu insito proteína. Mesmo que para isso eu tenha de comer ovos cozidos/mexidos/no microondas, claras de ovo, frango, atum.. ao pequeno-almoço e ao lanche. Para mim não é estranho e não em faz impressão nenhuma levar para o lanche uma marmita com atum e ovo, ao invés de uma sandes de fiambre. O que for preciso, eu como! É claro que ao pequeno-almoço não vou abrir a lata do atum e vá de atum para a goela... enquanto houver ovos..!
 
As claras de ovo que eu compro são as que se vendem no El Corte Inglês (da marca D'ovo) e vêm em pacotes de 1 litro. São das melhores coisas que já inventaram! eheh
 
Aqui ficam algumas das refeições que tenho feito, especialmente os pequenos-almoços que são a minha refeição preferida do dia e sem ele, não passo. Eu acordo com fome, é um facto.. e gosto que seja o mais completo e colorido possível!
 
Eu juro que vou tentar fazer um esforço de síntese para os posts não serem tão grandes, mas quando começo a escrever, ninguém me pára...
 
Como sempre por volta de 200 ml de claras de ovo, o que são 20g de proteína. Basta meter numa tigela, bater um bocado e 3 minutos no microondas.
 
 



batata doce + frango + bróculos = melhor combinação de sempre. Igual a isto, só mesmo trocando o frango por salmão.
 

Lá está.. fome! Isto foi um "brunch".
 
 

Iogurte natural com whey de chocolate por baixo da aveia e da banana.
 
Beijinhos e muito obrigada pelos vossos comentários no post do meu regresso! :) É que já tinha mesmo saudades! 
 
 

10 comentários:

  1. uau! tem tudo um aspecto fabuloso. Pessoalmente acho que andas a fazer as escolhas certas.
    Diz só uma coisa, o que é que costumas comer antes dos treinos, imagina que vais a um ao final da tarde? O que aconselhas?

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  2. Gostei do aspecto das tuas refeições!
    Desconhecia isso das claras de ovo em pacote!! Dá jeito, porque às vezes tenho de "estragar" a gema.
    Também ando a tentar incluir mais proteínas na minha alimentação, mas quando tenho treinos longos reforço nos hidratos no dia anterior.

    Beijinhos

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  3. isto sim são refeições de quem sabe como se deve alimentar alguém que faz desporto e quer ver a massa magra aumentar :)! óptimo post!

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  4. Os teus pratos têm todos muito bom aspeto!

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  5. hum, que bom aspeto :)

    de facto, as proteinas são muito importantes na nossa alimentação, especialmente para quem quer alimentar os músculos. eu também tenho atenção a isso e depois do treino tomo sempre whey.

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  6. ainda há pouco estava a comentar que tinha de ir ao ELCingles comprar as claras de ovo (by the way, soube que já se vendem tbm no continente!!) mas lembrei-me do que me tinha impedido de as comprar da ultima vez, é verdade quando aberta a embalagem, esta tem de ser consumida em 24h? um litro é bastante :/ como é que costumas fazer?

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  7. Tenho a mesma duvida em relação às claras de ovo. consumir um litro em 24h é muito..
    No continente tem?Em que secção?

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  8. Tenho a mesma duvida em relação às claras de ovo. consumir um litro em 24h é muito..
    No continente tem?Em que secção?

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