quarta-feira, 27 de março de 2013

Cardio (+ função dos bcaa)

Estou num ginásio novo desde sexta-feira!

 Há algum tempo que andava de olho nele e o motivo que me fez mudar foi maioritariamente, o facto de eu querer fazer outra vez aulas de grupo com frequência (o ginásio antigo tinha muito poucas). E posso dizer que já estou viciada em aulas de grupo e não as fiz todas, ainda! Tinha muitas saudades, desde que estava no Solinca que não fazia aulas e estava a sentir falta a todos os níveis. Engordei um bocadinho, é um facto, apesar de ter continuado a correr na rua, feito algumas vezes cardio no ginásio e ainda em casa. Tentava mexer-me o mais que podia para sacudir as banhas, mas não era suficiente.

Fiz uma escolha: deixar a musculação de lado e focar-me no cardio, na perda de gordura. Mas atenção: não é deixar totalmente... é apenas fazer um plano de musculação que me permita manter a massa muscular, ou seja, tonificar. Esta decisão custou-me muito no princípio, porque vocês sabem que eu adoro musculação, mas perder gordura e crescer (massa muscular) são dois processos que muito dificilmente se conseguem em simultâneo. Custou a entrar na minha cabeça, mas a decisão já está tomada. Perder o máximo de gordura agora para depois, daqui a alguns meses, crescer (não muito). E continuar a fazer cardio também.
 
Para isso eu tenho feito uma alimentação equilibrada: Muitas proteínas, hidratos ao pequeno-almoço e sempre antes (e às vezes depois) dos treinos. E também recorri à "ajuda" de outro suplemento para além da whey, os bcaa's. Tomo sempre uma dose antes e depois do treino, seja ele cardio ou musculação, para "proteger" os meus músculos.

O que são os bcca's?
"Aminoácidos são pequenas unidades que formam uma estrutura maior chamada proteína, que por sua vez é a unidade básica do tecido muscular. No nosso corpo ocorre a produção de alguns aminoácidos, entretanto outros devem ser adquiridos através da alimentação, pois não são fabricados pelo nosso corpo. Estes são chamados de aminoácidos essenciais.
São exemplos de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina que são aminoácidos de cadeia ramificada encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem animal. São conhecidos popularmente como os BCAAs, sigla derivada da sua designação em inglês: Branched Chain Amino Acids.
(...) durante a actividade física o corpo entra  num estado de catabolismo, quando ocorre a quebra de um substrato para o fornecimento de energia para as células e esse substrato pode ser a proteína muscular. Para que ocorra a construção de proteínas, e não a degradação, o ideal é que a alimentação seja rica em carboidratos (para oferecer energia para as células) e em aminoácidos diversos, inclusive os BCAA’s, que irão entrar principalmente na construção do tecido muscular. Este estado de construção a partir de substratos é chamado de anabolismo." (fonte)
 
O plano de musculação para tonificar ainda vai ser feito depois da avaliação física que vou fazer amanhã. Tenho um feeling que não vou ficar muito satisfeita com os resultados, mas enfim, é trabalhar para reverter o prejuízo.

Já fiz Body Combat, Step, Localizada e Spinning! Falta-me experimentar Jump (amanhãããã, que saudades!) e Pump. E no meio disto tudo, tenho de arranjar um espacinho para correr, como é obvio.

Hoje às 7.30 eu já estava no ginásio para fazer Spinning e mais logo vou fazer Step básico e Localizada. Estou a amar completamente Localizada, nunca tinha feito! E é uma aula que ajuda muito a tonificar os músculos. Saio completamente mortinha :)

That's it!

Fiz umas alterações ao blogue, acho que assim está mais "acolhedor" e como ando numa de verdocas, ficou assim. E ainda encontrei aquela imagem do abacate que espetei ali em cima... calhou bem e eu gosto de abacates, pronto!
Beijinhooos :)
 

6 comentários:

  1. é um gosto ler-te Joana :) sempre q passo aqui fico mais determinada a continuar saudável.

    beijinho

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  2. também iniciei a suplementação de BCAA há pouco mais de um mês e sinto que de facto ajuda a não perder massa muscular, sinto q estou mais definida ! Eu estou exactamente a ponderar a decisão oposta... mudar para um ginásio que não tem aulas de grupo mas tem m-u-i-t-a-s m-a-i-s máquinas de musculação... estou bastante inclinada em mudar (a mensalidade é + barata e é mais perto da minha casa) porque também não tenho frequentado muito as aulas, mas é como dizes, já sei que a cadio vai ficar um pouco prejudicada e eu também queria perder mais gorda :/
    também ia dizer que notei o blogue diferente, muito bem :) beijinho

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  3. adoro o novo look do blog :)!

    também ando nesse dilema, estou a "crescer" demasiado, antes de perder a gordura que falta. eu faço músculo muito rápido, o que é bom e mau! também me vou dedicar mais ao carido!
    mas eu já faço sempre spinning, pump, jump, localizada, GAP :) adoro aulas de grupo!

    beijinho*

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  4. Que bom que voltaste com regularidade! Boa sorte para os teus objectivos! Desta vez é que é! ;)

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  5. Olá Joana!
    Encontrei o teu blog há cerca de 4 dias quando fui visitar o blog "Coisas de uma Miúda", e fiquei imediatamente apaixonada...também adoro fitness e nutrição, e gostei de ler sobre as tuas peripécias e objectivos. Li uma série de posts teus, descobrindo coisas muito engraçadas (sobre a mania do frango cozido, das claras em pacote e da musculação) e achei o máximo. Inspiraste-me a ir à natação na 5ª com esta tua determinação - 4ª feira foi um dia desanimador para mim, estava em baixo, e os teus posts desde Outubro(?) mostram bem como o desporto é importante. Sendo o meu último dia de ir ao ginásio esta semana, lá tive coragem de ir e adorei, para variar :)
    Vou continuar a seguir-te e a acompanhar as tuas peripécias, que a partir de agora vão estar mais relacionadas com cardio para emagrecer (mais ou menos como eu! T.T).
    Um beijinho e boa Páscoa!

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  6. Não conhecia o teu blogue mas estou a adorar, já ganhaste mais uma seguidora!!!

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

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