Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

A importância das proteínas e as claras de ovo de pacote

Não foi há muito tempo atrás que eu comecei a perceber a importância das proteínas na minha alimentação e na de qualquer pessoa que queira ter massa magra/muscular de boa qualidade. Porque são as proteínas que "alimentam" os nosso músculos. É certo que também os hidratos têm um papel nisso, assim como as gorduras boas também são importantes. Devemos inserir os três, e ingeri-los na quantidade mais indicada aos objectivos de cada um. Confesso que este assunto já m foi compleamente desconhecido e eu pura e simplesmente olhava para as caorias dos alimentos e guiava-me por aí. E como já sabemos as calorias não são tudo. Hoje tenho em atenção as calorias e os macronutrientes, ou seja, as proteínas, os hidratos e as gorduras de cada alimento.
 
Já fui muito criticada quanto ao facto de tentar controlar os hidratos que como mas o que é certo é que eu continuo a ter atenção aos hidratos que como e sei que, para mim, funciona reduzi-los um pouco. Como-os, mas em função do meu horário de treino ou quando sei que preciso de mais energia. Sei que não são os hidratos que engordam, mas sim o número de calorias em excesso que ingerimos e que o corpo no dia-a-dia não consegue queimar. Mas como o que eu quer é queimar a gordura que já está cá, e manter, para já, a massa muscular (porque é quase impossivel fazer as duas coisas ao mesmo tempo, perder massa gorda e ganhar massa muscular), reduzo um pouco os hidratos "obrigar" mais o corpo a ir buscar energia às reservas de gordura.
 
Isto é o porquê de eu ter em atenção os hidratos e sei que funciona comigo porque já fiz o teste algumas vezes e sim, resultou e vi diferenças.
 
Portanto, em todas as refeições que faço, eu insito proteína. Mesmo que para isso eu tenha de comer ovos cozidos/mexidos/no microondas, claras de ovo, frango, atum.. ao pequeno-almoço e ao lanche. Para mim não é estranho e não em faz impressão nenhuma levar para o lanche uma marmita com atum e ovo, ao invés de uma sandes de fiambre. O que for preciso, eu como! É claro que ao pequeno-almoço não vou abrir a lata do atum e vá de atum para a goela... enquanto houver ovos..!
 
As claras de ovo que eu compro são as que se vendem no El Corte Inglês (da marca D'ovo) e vêm em pacotes de 1 litro. São das melhores coisas que já inventaram! eheh
 
Aqui ficam algumas das refeições que tenho feito, especialmente os pequenos-almoços que são a minha refeição preferida do dia e sem ele, não passo. Eu acordo com fome, é um facto.. e gosto que seja o mais completo e colorido possível!
 
Eu juro que vou tentar fazer um esforço de síntese para os posts não serem tão grandes, mas quando começo a escrever, ninguém me pára...
 
Como sempre por volta de 200 ml de claras de ovo, o que são 20g de proteína. Basta meter numa tigela, bater um bocado e 3 minutos no microondas.
 
 



batata doce + frango + bróculos = melhor combinação de sempre. Igual a isto, só mesmo trocando o frango por salmão.
 

Lá está.. fome! Isto foi um "brunch".
 
 

Iogurte natural com whey de chocolate por baixo da aveia e da banana.
 
Beijinhos e muito obrigada pelos vossos comentários no post do meu regresso! :) É que já tinha mesmo saudades! 
 
 

10 comentários:

  1. uau! tem tudo um aspecto fabuloso. Pessoalmente acho que andas a fazer as escolhas certas.
    Diz só uma coisa, o que é que costumas comer antes dos treinos, imagina que vais a um ao final da tarde? O que aconselhas?

    ResponderEliminar
  2. Gostei do aspecto das tuas refeições!
    Desconhecia isso das claras de ovo em pacote!! Dá jeito, porque às vezes tenho de "estragar" a gema.
    Também ando a tentar incluir mais proteínas na minha alimentação, mas quando tenho treinos longos reforço nos hidratos no dia anterior.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. isto sim são refeições de quem sabe como se deve alimentar alguém que faz desporto e quer ver a massa magra aumentar :)! óptimo post!

    ResponderEliminar
  4. Os teus pratos têm todos muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  5. hum, que bom aspeto :)

    de facto, as proteinas são muito importantes na nossa alimentação, especialmente para quem quer alimentar os músculos. eu também tenho atenção a isso e depois do treino tomo sempre whey.

    ResponderEliminar
  6. ainda há pouco estava a comentar que tinha de ir ao ELCingles comprar as claras de ovo (by the way, soube que já se vendem tbm no continente!!) mas lembrei-me do que me tinha impedido de as comprar da ultima vez, é verdade quando aberta a embalagem, esta tem de ser consumida em 24h? um litro é bastante :/ como é que costumas fazer?

    ResponderEliminar
  7. Tenho a mesma duvida em relação às claras de ovo. consumir um litro em 24h é muito..
    No continente tem?Em que secção?

    ResponderEliminar
  8. Tenho a mesma duvida em relação às claras de ovo. consumir um litro em 24h é muito..
    No continente tem?Em que secção?

    ResponderEliminar