Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Sandes de pasta de atum e abacate

Hoje a chuva resolveu dar umas tréguas e deixou o sol aparecer por estes lados. Acordei tarde porque estava cansadíssima e doía-me o corpo. A modos que tomei o pequeno-almoço tarde e juntei o útil ao agradável, fazendo um almoço leve e que me fez verdadeiramente lembrar o verão, ou os almoços que eu fazia antes de sair para a praia.
 
Tenho abacates maduros na fruteira e resolvi que era hoje que voltava a fazer a minha pasta (ou patê, como quiserem) de atum e abacate. Usei uma metade de abacate esmagado com o garfo e depois juntei uma lata de 150g de atum em água e misturei tudo muito bem. Temperei com sal, alho em pó, pimenta preta e muitos oregãos. E ainda lhes juntei no fim, nozes picadas que deu o toque final para ficar delícioso! Eu não tinha limão desta vez, mas se quiserem fazer acrescentem também umas gotas de limão que fica muito bom.
 
 
A pasta de atum com abacate e nozes (e o outro abacate ao lado que já está destinado a outra receita, waaait to see!)
 
Eu gosto da minha pasta mais consistente, não com muito abacate, mas há quem a deixe mais cremosa. Tenho de controlar as quantidades de abacate porque é muito calórico. Fornece gorduras boas e podemos consumir, desde que, como é obvio, não abusemos das quantidades. Tudo em equilibrio. E eu não usei a mistura toda! Ainda sobrou para mais uma sandes, para o almoço de amanhã na faculdade.
 
 
Torrei uma fatia de pão alemão (marca continente), barrei a pasta e acompanhei com duas cenouras e três morangos.
 
 
Adoro este pão, é mais "pesado" mas é cheio de fibras e deixa-me saciada por muito mais tempo. Mal posso esperar por voltar a comer esta sandes amanhã! Vou levar uma sandes inteira, não só metade, porque o dia vai ser longo e vou fazer duas vezes cardio (7:30h  Spinning e Step às 19:45h). Mais hidratos durante o dia, como é obvio.
 
Hoje não sei se vou ao ginásio, não tenho carro e há greve de autocarros na minha cidade. Aproveito e vejo umas coisas da faculdade.
 
Fiquei muito contente com os comentários no último post! :) Obrigada, é para isso que eu tenho o blog, para motivar e ser motivada, acreditem! Sabe bem saber que chegam aqui e se sentem motivadas assim como eu me sinto ao ler tantos (os vossos) blogs!
 
Beijinhos :)


11 comentários:

  1. que óptimo aspecto :D! tenho que fazer as pazes com o atum!
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Joana, que óptimo aspecto tem essa sandes! Nunca provei abacate, mas depois de ver a pasta, fiquei com uma vontade enorme de experimentar. Acho que vai ser a minha próxima aventura gastronómica. :)
    Um beijinho e bom dia amanhã (lá movimentado será ;)

    ResponderEliminar
  3. Que ótimo aspecto! Tenho de experimentar fazer pasta de atum com abacate, eu costumo fazer sempre com iogurte :)
    Com abacate deve ser ótimo! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda tenho alguma resistência em comprar abacate, mas depois de ver o teu post fiquei cheia de vontade!

    ResponderEliminar
  5. eis uma coisa que nunca provei: abacate.

    o teu almocinho parece-me muito bem :) tem um aspecto super saudável.

    ResponderEliminar
  6. costumo usar o abacate nas saladas ou tipo acompanhamento aos cubinhos mas nunca experimentei assim, tbm deve ser bom :) no outro dia fui ao continente e a ver os pães lembrei-me de ter visto por aqui o pão alemão mas achei muito calórico e não comprei, mas de facto há dias em que precisamos desse boost e é como dizes, tem tudo a ver com equilibrio! vou dar-lhe uma oportunidade :P beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho a maldita mania de dizer que não gosto de determinados alimentos sem nunca os ter experimentado. É o caso do abacate, nunca lhe dei uma oportunidade, mas depois da tua pasta acho que vou reconsiderar e provar. :)

    ResponderEliminar
  8. Olha, eu uso muito abacate em saladas e sandes, mas nunca experimentei misturar com atum! Parece-me bem, tenho de tentar. Eu sou uma bruta, porque se abro um abacate é logo para comer tudo, claro!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sim joaninha, o resumo do treino é pelo polar. Regista os dados e eu tenho um cabo de ligação ao computador para ir registando tudo na página que ele disponibilizam.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Que ideiaaa excelente!! Tenho de provar.
    Thanks pela partilha Jo

    ResponderEliminar
  11. Este fim de semana vou fazer essa pasta de abacate e atum, lembrei.me sempre deste post**

    ResponderEliminar