quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os meus objectivos (e treinos)

No outro dia, num comentário que a Pizza fez aqui no blog, percebi que se calhar não ficou bem esclarecido quais eram os objectivos dos meus treinos, ou seja, o que é que eu quero mudar no meu corpo. Então vamos lá falar disso.

O que eu pretendo é perder gorduras (mais na zona da barriga e coxas) e definir o meu corpo, ou seja, ganhar também massa muscular. Não quero ficar magrinha e sem definição nenhuma no corpo. Simplesmente ser magrinha... não. Eu gosto de músculos lol. Tanto em homens como em mulheres, eu gosto de ver um corpo trabalhado.
Já experimentei todas as dietas que possam imaginar, e até consegui perder peso (lá está, peso, não quer dizer que tenham sido gorduras!), mas continuava flácida. Olhava-me ao espelho e no fim das contas, continuava a não gostar do que via. Porque as minhas pernas podiam ter perdido volume nas coxas, mas continuavam moles! E voltava a comer como antes e a engordar novamente.

Neste momento, eu não estou concentrada na balança. A balança muitas vezes não mostra o nosso esforço. Prefiro mil vezes observar no espelho, ou por fotos (já as tirei, daquelas que se tiram na casa de banho, sabem :P), os resultados.

Para ter o corpo que quero, eu sei que tenho de combinar musculação com cardio. E é isso que tenho estado a fazer. Ganhar massa muscular não é só importante porque é bonito de se ver, é importante também para o metabolismo. Já quase todos sabemos que quanto maior a massa muscular, mais acelerado é o metabolismo. E ter um metabolismo acelerado é importante para perder gorduras. Mas ao estar a combinar cardio com musculação, tenho de ter cuidado para não exagerar no cardio porque posso acabar por queimar músculo (a Pizza também já falou disso no blog dela), e eu não quero isso.



Depois de muita pesquisa, em blogs, sites, livros, fui tentando incorporar novos treinos e tentando perceber quais eram os mais adequados para alcançar os meus objectivos. Eu adoro este mundo, sou completamente apaixonada por fitness e nutrição e ando sempre a descobrir novas coisas.
E eu posso dizer que os resultados começam a aparecer. Não é de um dia para o outro, mas se realmente nos dedicarmos a sério e nos comprometermos, os resultados aparecem :D


As minhas rotinas de treino são basicamente:

- Cardio em jejum, 3x por semana.
Geralmente às terças, quintas e domingo. Bebo dois copos de água bem cheios, e saio para correr. Esta dica foi-me dada pelo meu instrutor de cycling e bodypump. Tenho-me dado muito bem com este treino, estou a correr 7km e o objectivo neste momento são os 8km.

- Treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), 3x por semana.
Ainda não consigo fazer os 30 minutos máximos de treino que se deve fazer porque este treino é mesmo muito exigente. Mas estou a trabalhar nisso :P Faço uns sprints no parque ou então na bicicleta do ginásio. E faço antes da musculação.

- Musculação 3x por semana.


E pronto, tudo explicadinho: Objectivos e treinos!
Querem ver o meu objectivo quanto a braços, já agora? lool

(demasiada luz :P)

Aqui está! No dia em que eu tiver a batatinha do meu pai, estou feliz! ahaha


Mais logo à noite falo do meu treino de ontem e o de hoje, assim como da alimentação. 
Se tiverem alguma dúvida é só perguntar! :)

9 comentários:

  1. Com todo o respeito, mas grande pai :) ehehehehe Força no plano. Estás mt bem, mesmo! Ganda'míuda

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  2. muito bom post Joana :):):)
    beijinhos

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  3. Eu acho que os teus objectivos eram bastante óbvios, e acho que estás a actuar bem no sentido de conseguires concretizá-los :) Espero que sejas bem sucedida :)

    Pessoalmente acho que os teus braços já estão bem bonitos ;)

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :)

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  4. Adorei este post.
    Keep up the good work ;)

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  5. Bom post!!!!!!!! E que braços tão giros... os do pai e da filhota ;)

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  6. Olá Joana :)
    As minhas pernas já estão melhores :) Foi bom ter descansado :)
    E as tuas? Conseguiste treinar?

    Que sorte ires aos 3 dias.. Eu também adorava ir ao primeira, mas não troco The Cure por nada :P

    Eu adorei este post e os teus objectivos. Já o li umas quantas de vezes e fiquei a olhar para a foto durante algum tempo ehehe Muito bem, os dois :)

    Beijinho :)*

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  7. Olá Joana

    Fui dar ao teu blog e a primeira coisa que pensei (digo com a máxima sinceridade) foi: esta rapariga quer ficar coberta de músculos, como quem pratica culturismo???? Não, obrigada!
    Depois vi as tuas refeições e que maravilha!!!...adoro essas tuas refeições e a marmita (sou uma adepta da marmita há muitos anos)e comecei a ficar viciada e a tentar perceber como é que chegaste a todas estas combinações! Confesso que não me tenho debruçado tanto sobre os exercícios...pouco percebo dessas sequências, as minhas idas ao ginásios em anos foram mais que poucas...mea culpa! Tenho pois lido o teu blog de forma salteada e vou percebendo qual o teu obejctivo! Sei também que há pouco tempo "escondeste" a força que aqui transparece e desmoroneceste! Agora reergues-te e vais conseguir! Só podes conseguir, com essa tua determinação!!! Aproveito este post para te perguntar: não te fazem falta mais hidratos? Associo os hidratos a quem trabalha exaustivamente no gym e aos desportistas...corrije-me se estiver errada! Outra pergunta: vais correr em jejum??????? God! Não cais para o lado? Não é contra-producente? Imagino que comas a seguir à corrida, mas ainda assim...E onde vais "beber" conselhos sobre a tua alimentação? Acho fantásticas as tuas associações e o teu pequeno-almoço muito apelativo e variado...Para mim, teria que dispensar a proteína, pois não considero que a tomas porque treinas, além de que, julgo que tomas demasiada proteína, o que deves ter em atenção, por causa do fígado!
    Por agora é tudo, que o texto já vai longo! Parabéns por essa determinação e FORÇA! Go, go Joana! :)

    Susana

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  8. Olá Susana, sê muito bem-vinda! :)

    Antes de mais, peço desculpa por só ter respondido ao teu comentário hoje mas eu só o vi hoje quando estava a passar os comentários mais antigos e reparei no teu nome que nunca tinha visto aqui nos comentários.

    É verdade que gosto de músculos e gosto de ver um corpo trabalhado (é esse o meu objectivo), mas não quero ficar com "corpo de culturista" e demasiado masculino. Músculos sim, mas sempre com formas femininas :)

    Neste momento quero mesmo perder gordura e ir tonificando os músculos e quando estiver com menos gordura no corpo, aí sim, pretendo "carregar" mais na musculação. Quanto aos hidratos, eu tenho uma relação complicada com eles, já disse muitas vezes aqui no blog. Eu tenho "medo" dos hidratos porque sei que são eles que tendem a dar ao nosso corpo os açucares que depois se acumulam sob a forma de gordura. E quando eu os corto, quando faço exercicio cardio, o corpo vai buscar energia a essa gordura que já está acumulada. Se eu não cortar um pouco, acaba por ser nulo: Acumulo, queimo, acumulo, queimo. E assim não vejo a gordura a desaparecer. Já fiz a experiência e sei que o meu corpo funciona muito melhor nesse aspecto quando consumo menos hidratos. Eu não dispenso hidratos de manhã, digo hidratos complexos como a aveia, cereais, pão, batata doce.. Agora estou também a consumir ao almoço e por vezes ao lanche, mas em pequenas quantidades. Não sinto muito a falta deles porque eu compenso com outros alimentos. É claro que se for fazer exercício intenso, não posso deixar de comer hidratos antes, mas sempre controladamente.
    Faço exercicio em jejum sim, por duas razões: não cconsigo comer e ir correr logo a seguir por exemplo. Fico mal disposta e quando não tenho tempo para esperar uma hora e meia pela digestão, corro em jejum. Não me senti nunca mal disposta até porque nunca faço exercício de alta intensidade em jejum (não se deve fazer). A outra razão é que assim se potencía a queima de gordura por teres as tuas reservas em baixo e assim obriga o teu organismo a ir buscar energia às reservas de gordura (atenção que se pode perder também musculo). Como sempre 30 min depois o meu PA normal.
    Todos os conselhos que aprendi sobre alimentação, eu fui lendo em blogs, livros, revistas, tudo e mais alguma coisa sobre nutrição e fitness. Se tenho duvidas vou logo pesquisar. Também já falei com instrutores de ginásio e acabo por experimentar o que me dizem e ver o que é melhor para o meu corpo. É mais ou menos por tentativa-erro.

    O pequeno-almoço para mim é mesmo o melhor do dia, eu adoro comer e sendo a primeira refeição, tem de ser em grande e que me deixe logo bem-disposta :D Eu junto sempre proteína, mas não é um scoop inteiro, é só um bocadinho para dar sabor :)

    Acho que respondi a tudo, desculpa ser tão longo o texto, mas quando começo a "escrever" nunca mais paro! eheh Alguma dúvida volta a perguntar.

    Beijinho e obrigada pela força! *

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